Caminhos do Cinema Português

Discurso Encerramento

Falar de Cinema Português não é fácil e é ainda mais difícil quando nos colocamos num papel central de promoção e divulgação. É inegável que, ao longo dos últimos anos, temos assistido à sua lenta mas gradual popularização estando esta, no entanto, longe de se equiparar ao reconhecimento que as congéneres cinematografias europeias registam.

Cremos que os Caminhos do Cinema Português têm tido um papel central na região, e no país, contribuindo para a divulgação do cinema português mas acima de tudo contribuindo para a criação de um espaço de reflexão, debate e crítica que permita aos diversos intervenientes e ao público uma interacção aprofundada.

Somos o festival que congrega, em cada edição, o conjunto de todos os géneros cinematográficos desde a longa-metragem à animação, permitindo através das diferentes secções um acesso de todos os criadores, sejam os mesmos consagrados ou em início de carreira. Este é um elemento essencial que confere identidade ao evento e projecto, e o distingue dos festivais existentes no contexto nacional. Acresce a isso a sua forte componente formativa, seja com as crianças, sejam com os adultos, paradoxalmente esta, no seio de uma Universidade que pouco espaço comporta ao ensino prático das artes, em geral, e do cinema, em particular.

O cinema português está vivo em Coimbra, mas todo o papel e acção desempenhados pelo festival têm sido toldados pela fraca expressão do empenho e apoio por parte das diferentes entidades sejam as mesmas regionais ou nacionais com responsabilidade na promoção da cultura, do cinema, da cidade e da região.
Ousamos e queremos discutir as políticas culturais existentes, e exigimos que se coloquem os empenhos em perspectiva daquilo que eles representam como proveitos para a cidade, região e país. Não podemos continuar a assistir à selecção arbitrária do empenho onde, para alguns, só resta a boa vontade.

No entanto a única coisa que podemos, é garantir que os Caminhos do Cinema Português, ano após ano, trarão a Coimbra o Melhor do Cinema Nacional.
Hoje fechamos a XVIII edição dos Caminhos, na expectativa de a vós público, mas também, a voz criadores, ter proporcionado a melhor experiência possível.

Por agora vejamos os vencedores e até à XIX edição!