Caminhos do Cinema Português

Cerimónia Encerramento

 

Vai decorrer , hoje, a Cerimónia de Encerramento da XVIII Edição dos Caminhos do Cinema Português,  às 22h, no TAGV, em Coimbra.

Após oito dias de exibição de filmes, foram revelados os grandes vencedores dos 25 prémios  da XVIII do Festival. O prémio do público, Chama Amarela, será revelado na gala. Esta, vai contar com a presença de vencedores como Rita Blanco, prémio de melhor actriz, Fernando Luís, prémio de melhor actor, e Realizadores como Vicente Alves do Ó, de “Quinze Pontos na Alma” , Miguel Gonçalves Mendes, de “José e Pilar” e João Canijo de “Sangue do meu sangue”.

 

O filme “O Barão” e “Sangue do meu Sangue” destacam-se graças ao grande número de prémios que vão receber. Ambos arrecadam quatro prémios entre os quais o Grande Prémio do Festival e Melhor Realizador, para “Sangue do meu sangue”, e Melhor Argumento Adaptado e Melhor Montagem, para “O Barão”. Entre os mais premiados encontra-se também “José e Pilar” com uma Menção Honrosa e Melhor Documentário, e “Quinze Pontos na Alma” com o Prémio Revista C, a Melhor Direcção Artística e o Melhor Guarda-Roupa.

Nos Ensaios Visuais coube a Nelson Castro e Wilson Pereira receber o Prémio para Melhor Filme, com “Alegoria dos sentidos”, e a André Guiomar a Menção Honrosa com o filme “Piton”.

O Prémio D. Quijote, foi entregue a Marta Monteiro, com o filme “Independência de Espírito”, e vai levar a respectiva realizadora ao Festival Internacional de Cinema, da Federação Internacional de Cineclubes. Já a Melhor Longa Metragem foi para “Viagem a Portugal” e a Melhor Curta-Metragem a “O voo da papoila”. Destaque também para o Prémio Revelação entregue a João Nuno Pinto de “América” e para o prémio de melhor animação “Mulher Sombra”, de Joana Imaginário.

O filme “Estrada de Palha” ganhou o Prémio de Melhor Música Original e coube ao filme “Cisne” a congratulação para Melhor Som. Rita Blanco leva para casa o Prémio de Melhor actriz, por “Sangue do meu sangue”, e Fernando Luís de Melhor Actor, por “América”.