Caminhos do Cinema Português

Caminhos Juniores

Dar a conhecer o cinema português às crianças é o principal objectivo dos Caminhos Juniores, uma das secções do Festival Caminhos do Cinema Português. Aliado aos filmes, os patrocinadores garantem a animação, todas as manhãs, dos dias 10, 11, 14, 15 e 16 de Novembro.

 

Em cada sessão, a iniciativa conta acolher cerca de 700 crianças, de 17 Escolas da Região de Coimbra. O programa dos filmes não se altera em nenhum dia dos “Caminhos Juniores”, permitindo às diferentes escolas assistirem sempre à mesma filmografia. Entre vários filmes didácticos, os pequeninos podem testemunhar Curtas-Metragens como o “Gingas”, “Afonso Henriques, o primeiro Rei” e “O Relógio de Tomás”.

Quanto à brincadeira, a Sapo Kids vai oferecer cartões e ter um sapo a animar a pequenada. Para além disso, podem usufruir de um livro didáctico, feito pelos “Caminhos Juniores”, com a síntese de todas as animações, figuras para pintar e sopas de letras. Vários patrocinadores disponibilizaram pequenos brindes como lápis, chocolates, fruta e bolachas e, por fim, cabe à TMN Kids sortear um telemóvel por sessão para uma escola.

A responsável dos “Caminhos Juniores”, Ana Andrade, confessa que “o sorriso de satisfação de uma criança faz com que tenha mais vontade para seguir com os Caminhos para a frente”, e fazer com que as crianças reconheçam o valor e a qualidade do cinema português.