Caminhos do Cinema Português

Apresentação

Os Caminhos do Cinema Português estão de volta…

De 14 a 23 de Novembro poderá assistir à XVIIª Edição do único festival de Cinema Português existente a nível nacional. Este festival continuará a pautar-se por apresentar ao público local, regional e nacional, um pouco de toda a produção cinematográfica portuguesa, nas suas diferentes vertentes, tendo apensas como elemento delimitador a produção do ano transacto.

Continuamos a acreditar que o cinema português tem que ter um palco de referência que lhe permita anualmente apresentar-se de forma condigna, o que não passa, em nossa opinião, pela exibição diluída em outros festivais, ou como forma de completar quotas de exibição, muitas vezes impostas pelas razões do financiamento público.

Acrescentar desde já que não acreditamos ser possível continuar a apostar somente na criação e realização do cinema português, sem que estejam criadas, ou sejam estimuladas as condições, que permitam uma aposta forte no cultivo e estímulo da recepção no que concerne aos públicos da nossa cinematografia.

É essa aposta que anualmente a organização dos Caminhos do Cinema Português faz, criando condições que dêem visibilidade à nossa cinematografia como um todo, apostando na formação de públicos jovens, seja pelos Caminhos Juniores, seja pelos diferentes Workshops, mas igualmente dando espaço às escolas de cinema e audiovisual, e aos seus alunos de exibirem as suas produções.

Este esforço, que só tem sido possível com os apoios das entidades públicas e privadas que nos têm acompanhado ao longo das edições, mas que urge agora reforçar, de forma a juntos podermos construir um palco maior para a nossa cinematografia.

Não podemos esquecer que este evento tem  como finalidade geral reforçar o acesso à cultura cinematográfica portuguesa, promovendo a sua divulgação, os elementos para a sua comparação e compreensão. E que com isto queremos reforçar os laços de comunidade e identidade local existentes, promovendo a integração numa identidade e comunidade nacional.

Por agora é tudo, no entanto, mantenha-se atento porque brevemente anunciaremos mais novidades da XVIIª edição.