Crónica

 
A Corte do Norte no palco do TAGV

Os Caminhos do Cinema Português entraram hoje em velocidade de cruzeiro e contam já com mais de 3.000 crianças presentes nas sessões infantis ou nos chamados Caminhos Juniores que beneficiam também do apoio de alguns dos patrocinadores desta iniciativa como é o caso da Câmara Municipal de Coimbra, a Kraftfoods Portuguesa (Milka), DanCake , estes são alguns dos inúmeros  parceiros que este ano ajudam os Caminhos “acontecerem”.
A sobrevivência deste evento cultural que depende destes apoios e boa vontade das empresas locais e das instituições governamentais encontra-se cada vez mais em risco uma vez que as dificuldades sentidas por todos são mais notórias nas áreas da cultura.
Mas os Caminhos de 2009 puderam ainda contar com os seguintes parceiros, Ministério da Cultura, o Instituto de Cinema e Audiovisuais, a REN, a Delta, o Comfort Inn, a Tocha, a Signa.pt estão assim presentes para que esta actividade cultural e de temática portuguesa continue a ter lugar todos os anos na cidade que é banhada pelo Mondego.
Também este ano o festival mudou seu prémio através de um concurso que foi ganho por Eduardo Nascimento, estudante de arquitectura e que marca uma viragem na imagem dos Caminhos.
O TAGV apresenta hoje pelas 22 horas o último filme de João Botelho “A Corte do Norte”, baseado no romance homónimo de Agustina Bessa Luís e que conta no elenco com Ana Moreira, Rogério Samora, Laura Soveral, Custódia Gallego entre outros.
O filme tem início nos finais do século XIX e resume a história da família de Emília de Sousa, uma actriz de teatro daquela época e que deixou esta arte para se casar com o madeirense Gaspar Barros e tornar-se na Baronesa Madalena do Mar.