Caminhos do Cinema Português

Arranca Hoje

Começam hoje os Caminhos do Cinema Português, e a questão que me coloco, à semelhança da que se coloca muita gente é: como esta cidade acolhe os eventos culturais que aqui se realizam? Quando esta cidade reclama constantemente a existência de eventos, quando se proclama a uma voz que não existe uma política cultural para a cidade, onde estão essas vozes na hora de participar nas actividades produzidas e realizadas pelos diversos agentes locais.

O conforto do sofá supera a participação nos eventos, e surge-me esta questão precisamente hoje, quando se inicia uma nova edição dos Caminhos do Cinema Português. Pretendo desta forma fazer um apelo inequívoco a população de Coimbra para participar de forma activa no festival. Que se venham ver filmes, que se venha discutir com os criadores e dessa forma se possa compreender e quiçá influenciar o rumo do cinema português. Pretendemos que os caminhos sejam trilhados por todos, pois só assim fará sentido, este evento, nesta cidade.

Os caminhos são constituídos por diversas lógicas de programação que pretendem satisfazer os gostos e as necessidades de um público-alvo global, e a própria filosofia do evento enquanto retrospectivo no que toca à secção competitiva, abarca com certeza todo o tipo preferências. Não se pretende que o festival se esgote num estilo criativo. Entendemos que é nosso dever mostrar todo o cinema português desde o mais autoral ao mais comercial. E os públicos que nos conhecem sabem disso, que se podem expressar sobre o que viram e de uma forma clara mostrar o agrado, ou desagrado, na forma como a politica de apoios à criação está a ser gerida neste país, votando no vencedor do Prémio do Público.

Assim participe activamente no festival, nas sessões competitivas, nas acções de formação, nos colóquios, nos caminhos juniores, nos ensaios visuais e nas sessões de cinema europeu que de forma a não haver desculpas são grátis. Fica o apelo sentido, para que a vida cultural desta cidade não perca um dos seus eventos consolidados.